Biografia

Saiba mais sobre o músico

PEDRO PIRES

Natural de Tavira (Algarve, Portugal), Pedro Miguel Ferreira Pires nasceu a 29 de março de 1988.

Começou a aprender música com 5 anos na Banda Musical de Tavira. Aos 8 anos, tomou o primeiro contacto com o clarinete, tendo como professor o maestro António Manuel Lopes Batista.

Aos 11 anos ingressou no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC) na classe do professor José António Peixoto Veloso. Foi membro do quarteto de clarinetes Four Clair formado no CRAMC, com o qual se apresentou em vários pontos do país.

Participou e participa ainda em várias masterclasses de clarinete em todo o país e no estrangeiro, e frequentou também um curso de regentes de Orquestra no âmbito do 1º Workshop de Orquestra e Direção de Orquestra, promovido pelo CRAMC e orientado pelo maestro Luís Clemente.

Em 2001, recebeu um reconhecimento do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Eng. Macário Correia, pelo entusiasmo e dedicação em prol da música na cidade. No ano de 2006 termina o 8º grau de clarinete no CRAMC com a professora Jennifer Brown, e ganha no mesmo ano o 1º Prémio do Concurso de Música de Câmara desta mesma instituição. Apresentou-se no Festival Internacional de Música de Ayamonte (Espanha) na companhia da pianista Joana Vieira. No mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Manuel Jerónimo e, mais tarde, com o Professor Paulo Gaspar.

Foi professor de clarinete na Banda Musical de Tavira e na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, clarinetista na Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, dirigida por Christopher Bochmann, concertino no concerto de estreia da Orquestra de Sopros do Algarve, professor de clarinete na Banda da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, e foi membro da Orquestra de Clarinetes de Almada (OCLA), onde se apresentou como solista.

Em 2008 ingressou na Banda da Armada Portuguesa e licenciou-se em Música, na variante de Clarinete, no ano de 2011.

Entre 2008 e 2015, ministrou workshops e masterclasses de Clarinete, também na variante de Jazz, tendo frequentado, em 2011, o curso de Jazz na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa – Jamm.Lx, na classe do professor José Menezes. Criou o “Quarteto Pedro Pires” e o duo “Clari’Cordeão”, agrupamentos que se apresentaram em todo o país.

Em 2015 começou a estudar composição e orquestração com o maestro Pedro Duarte e é frequentador assíduo de formações no âmbito da composição musical e criação artística.

Enquanto compositor e arranjador, participou em projetos nacionais e internacionais.
Em 2017 foi premiado no 1st International Contest of Original Compositions for Musical Bands (Itália).

Além da composição, frequenta masterclasses e workshops de direção de banda sinfónica a nível nacional e estrangeiro, como o “Workshop para o Aprimoramento de Maestros de Banda Sinfónica na Cidade do Rio de Janeiro” (Brasil), promovido pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques em 2018. Neste mesmo evento teve a oportunidade de ver interpretada uma das suas obras originais para banda sinfónica.
Atualmente, é músico na Banda da Armada Portuguesa nas funções de executante em clarinete e piano e também compositor residente. É ainda professor de clarinete na Sociedade Filarmónica União Assaforense desde 2016.
Image

Contactos

info@pedropirescomposer.com

icon insta

Banda Sinfónica

Música de Câmara